SP - Reforçando a tendência de aproximação com o Internet Explorer, da Microsoft, o Chrome, navegador do Google, consolidou-se na segunda posição do ranking mundial de browsers em 2011, segundo dados da empresa de pesquisas StatCounter. O navegador fechou o ano com uma participação de 27,27%, ante uma fatia de 14,85% em dezembro de 2010.
O Internet Explorer, por sua vez, registrou uma queda de participação, passando de 46,9% para 38,65% no mesmo intervalo. Da mesma forma, o Firefox perdeu a segunda posição para o Chrome, caindo de 30,76% para 25,27%. Completando a lista, o Safari e o Opera terminaram 2011 com 6,08% e 1,98% de participação, respectivamente.
Nos dados referentes ao mercado brasileiro, o crescimento do Chrome foi mais expressivo. O navegador saltou de uma participação de 22,13% em dezembro de 2010 para os atuais 41,31%. Ao mesmo tempo, o Internet Explorer caiu de 46,86% um ano antes para 33,34%, e o Firefox, recuou de 29,7% para 23,38%.
(Moacir Drska/Valor) Site valor econômico