Fonte: pequenas empresas& grandes negócios (papodeempreendedor.com.br)
As cores de
um ambiente comercial podem afetar a maneira que os clientes fazem compras e o desempenho
dos funcionários durante o trabalho. Pelo menos é isso que sugere um estudo
realizado por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá.
Segundo os dados, as cores afetam diretamente o comportamento, a atenção e a
capacidade de inovação das pessoas.
Para que os
especialistas chegassem a essa conclusão, mais de 600 alunos da instituição
foram submetidos a testes. O resultado mostrou que o azul, por exemplo,
estimula a criatividade, enquanto o vermelho deixa todos mais atentos às suas
tarefas.
Abaixo alguns outros efeitos causados pelas cores de ambientes:
Azul e verde
Azul e verde
Funcionam
bem em um ambiente de trabalho atribulado. As pessoas tendem a ficar mais
confiantes e produtivas quando estão em ambientes azuis ou verdes (ou que
possuam móveis ou objetos dessas cores). Além disso, por serem cores que fazem
parte da natureza (o azul do céu, por exemplo, ou o verde da grama e das
plantas), elas também estimulam a criatividade e tem um efeito calmante.
Vermelho
Pesquisadores
concluíram que o vermelho melhora o desempenho durante uma tarefa difícil e
complexa. Em restaurantes, no entanto, o vermelho não funciona bem. Outro
estudo – este realizado na Universidade de Basel, na Suíça – mostrou que essa
cor pode funcionar também como uma advertência, fazendo com que os clientes
fiquem atentos à quantidade de suas refeições e comam menos.
Preto e branco
A
dupla é ideal para negócios de luxo ou marcas de alta costura. A mistura é
elegante e distinta, segundo Jack Taylor, professor de varejo na Universidade
de Birmingham-Southern, no Alabama.
Amarelo e laranja
Boas cores para salas de descanso e restaurantes, mas
atenção, o amarelo em excesso pode
causar certa ansiedade. E tons claros de laranja deixam as pessoas mais
estimuladas e felizes.