quarta-feira, 29 de maio de 2013

Logotipo ou Logomarca, qual o termo correto?


Esse assunto me deixou “encucado” diversas vezes. Desde que comecei atuar no segmento de comunicação para empresas, tenho ouvido e discutido esse tema dentro das agências e também com os clientes, que nesse caso não tem obrigação de saber o termo correto do serviço que estão contratando.

Assim como acontece nos outros segmentos, nós precisamos de uma nomenclatura comum para os termos de design, mas por quê? “Para que todos possamos falar a mesma língua dentro da nossa profissão”, escreveu Laura Vollmer na abertura do ABC da AGD¹, nosso glossário de verbetes de design gráfico.

Já ouvi e li todo tipo de argumento contra e a favor do termo “Logomarca”, desde profissionais experientes da área, filósofos e escritores respeitados por suas obras. Esse comentário não pretende colocar um ponto final na discussão, nem favorecer um tema ou outro, mas sim mostrar a minha opinião. Logomarca “passou a ser sinônimo de símbolo e Logotipo”, na verdade “quer dizer absolutamente nada”, como mostra abaixo uma ótima explicação de Ana Luisa Escorel².

LOGOS em grego = CONHECIMENTO e também PALAVRA.

TYPOS em grego = PADRÃO e também GRAFIA.

Portanto GRAFIA-DA-PALAVRA ou PALAVRA-PADRÃO faz sentido, mas analise essa combinação: PALAVRA-MARCA ou CONHECIMENTO-MARCA tem alguma lógica para você? Na minha opinião, não quer dizer nada.

Afinal, Logomarca está errado? Até hoje ainda não foi comprovado e não existe nenhuma convenção oficial que prove o erro, inclusive alguns defensores do termo, dizem que esse a palavra está em alguns dicionários. Por outro lado, comparando os dicionários Michaelis, Aurélio e o dicionário da Academia Brasileira de Letras, encontramos uma confusa pluralidade de significados, até aqui não chegamos a nenhum resultado concreto, por isso que esse tema me intriga.

Para concluir, eu acho que o foco dessa discussão não deveria ser sobre existir ou não uma palavra ou outra, mas sim sobre os termos que “todos nós” queremos adotar. A definição de um termo oficial para o design é mais uma fase do amadurecimento e reconhecimento da nossa profissão³, que ainda é muito jovem.

Se um dia houver um significado único para todos, eu poderia utilizar a palavra Logomarca, enquanto isso não acontece, prefiro ficar com os termos definidos e sem equívocos: Símbolo, Logotipo e Assinatura. Qual sua opinião?

Por André Luis Corrêa

1. ABC da ADG, Comissão de Ensino 98 / João de Souza (edição), ADG Brasil, 2000. ADG - Associação dos Designers Gráficos do Brasil
2. ESCOREL, Ana Luiza.”Logomarca? Que é isso?. In: Revista Design Gráfico, n. 14, pp. 52-54. São Paulo:  Market Press, 1997; republicado como “Logomarca, por quê?” em seu livro O Efeito Multiplicador do Design (São Paulo: Editora Senac, 1999, PP.56-58).
3. Referência do artigo originalmente publicado no site Webinsider, em 20 de março de 2009, e revisto pelo autor Guilherme Sebastiany, no livro Logotipo vc Logomarca, Renato Faccini pela editora 2AB.