terça-feira, 29 de outubro de 2013

Fórmula para o B2B = Marketing + Vendas





Nas empresas de serviços B2B, a atuação do Marketing normalmente está profundamente ligada à área de Vendas Consultivas. Alguns fatores são decisivos para o desempenho de vendas e a área de marketing pode e deve ajudar neste processo. Unir os dois departamentos em prol do crescimento da empresa só tende a gerar resultados positivos. 

Confira, abaixo, 10 dicas importantes para contribuir com o aumento das vendas de serviços em empresas de B2B:


 
1 - Mapeie os seus concorrentes, encontre os seus principais atributos e pontos fracos, compare com a sua própria solução e crie diferenciais competitivos.

2 - Identifique “um mar azul”. Atue um mercado ainda não saturado pela concorrência ou crie novas ofertas.
3 - Segmente o mercado de atuação.

4 - Gere leads qualificados. Isso pode ser obtido por meio de prospecção ativa por uma equipe de apoio a vendas, indicações de parceiros e canais de vendas, campanhas de divulgação, anúncios em mídias dirigidas, além de eventos e participação em feiras.

5 - Crie materiais de comunicação com a linguagem do seu público-alvo.

6 - Vista o “jaleco” do cliente. Procure conhecer todas as particularidades e necessidades específicas do seu mercado de atuação e se apresente como um especialista no segmento a ser trabalhado.
7- Mantenha foco na solução que os seus clientes realmente precisam e não no que você quer vender. Crie empatia com transparência e ética. Ofereça soluções que agreguem VALOR ao cliente e compartilhe os possíveis riscos.

8 - Crie o senso de urgência. Monte campanhas para aceleração de vendas para incentivar o fechamento dos negócios com descontos pontuais, oferta de benefícios adicionais às propostas apresentadas por tempo limitado.

9 - Pratique ações de up-selling e cross-selling.

10 - Trabalhe em relacionamento e networking, desenvolva um programa de CRM e esteja a par do grau de satisfação dos seus clientes



fonte: Implantando Marketing