Temos as respostas
para essa dúvida!
Adicionar
músicas a um site nem sempre trás resultados positivos, tanto para o site como
para seu usuário. Muitas empresas ainda utilizam desse recurso acreditando que
seja um complemento que agrade o público e o mantenha mais entretido durante a
navegação, porém a realidade é que nem sempre funciona dessa forma.
Webdesigners
aboliram essa prática devido às várias complicações que surgiram conforme a
técnica foi se tornando mais conhecida e menos aceita. Um dos principais problemas apresentados foi
o tempo de carregamento do site, que acaba se tornando um incômodo para o
usuário que aguarda um tempo adicional até poder acessar a página em questão.
As
músicas de uma maneira geral acabam se tornando um problema para o site, pois
nem sempre agradam o visitante ou apresentam um repertório variado. Uma música
mal escolhida ou irritante pode fazer com que o visitante saia rapidamente do
seu site. Já o contrário não é verdadeiro, uma música boa ou agradável não tem
o efeito de manter o visitante no seu site por mais tempo.
Sites
visitados em ambientes de trabalho ou que geram incômodo para outras pessoas
além do visitante também estão entre os problemas relacionados. Muitas vezes o
usuário não espera que ao abrir um site, uma música iniciará e por isso pode
fechá-lo rapidamente.
Outro
fator importante é a respeito do pagamento da retribuição autoral pelas músicas
executadas no site. É necessário solicitar autorização prévia fornecida pelo
Ecad com base no artigo 105 da Lei de Direitos Autorais. O
dispositivo proíbe o uso público de músicas sem prévia e expressa autorização
de autores e titulares. A decisão foi também baseada no artigo 68 da Lei de
Direitos Autorais. Cabe recurso, mas será que vale a pena?