Dentro do universo do marketing digital, utilizar a tecnologia Flash para desenvolver todo o conteúdo de um site é considerado por muitos especialistas uma estratégia ruim. Entenda alguns por quês:
• Dificuldade para a Otimização do Site: Semelhante a um vídeo, um site em flash carrega de uma vez, e mesmo os que são constituídos aos poucos dificultam a ação do Google de verificar o conteúdo e enquadrá-lo com uma busca. Existem maneiras de reverter essa situação, porém as dificuldades a se superar são muito altas, e além do esforço gasto, é exigido muito conhecimento técnico.
• Democracia para os dispositivos móveis: São poucos os dispositivos móveis no mercado que suportam a tecnologia em Flash, porém na contramão a isso, a web permite uma enorme variedade para o público acessar um mesmo site de formas diferentes. Este é um nicho de mercado que não se pode desprezar!
A adequação a diferentes tamanhos de monitores e navegadores de um site em Flash é muito difícil. Aparelhos como o Ipad e o IPhone não possuem esse suporte.
• Peso X Velocidade: Em um site feito em flash, é normal esperar o carregamento total ou parcial para poder acessar alguma informação ou clicar em algum link. No mercado atual, este problema apresenta um peso menor devido às crescentes de usuários com banda larga, porém isso não quer dizer que seu site precise consumir toda a banda larga de seu visitante. Nem a paciência!
•Custo benefício: Existe uma dificuldade em se trabalhar com Adobe Flash, pois o mesmo requer total conhecimento teórico e prático na área. Para desenvolver alguns detalhes simples leva-se muito tempo para produzir algo que não fará tanta diferença no resultado final, e devido a isso, o custo acaba sendo elevado.
• Resultado final: O flash é uma ótima ferramenta para casos específicos, como jogos, aplicativos e outras ferramentas visuais e interativas que não tenham o objetivo de permanecer vigente por um tempo indefinido. As desvantagens para criar um site que permaneça no ar são muitas, e os benefícios não são muito maiores em relação à linguagem HTML. Vale refletir sobre o caso e avaliar o que realmente é necessário e se as vantagens são necessariamente as melhores. Fica a nossa dica (;