sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Quer aproveitar o Black Friday? Confira 7 dicas do Procon para não encontrar problemas.



O Brasil importou a tradição do Black Friday, data que lojas norte-americanas dão enormes descontos em seus produtos. Muitos internautas brasileiros que tentam aproveitar as promoções desta sexta-feira (23), no entanto, reclamam de lentidão nos sites que prometem descontos e também de falsas ofertas em diversos produtos. Confira abaixo sete dicas para não cair em armadilhas do varejo e aproveitar com segurança a data:

  














• IMPULSO - Não se deixe levar pelo apelo emocional da oferta, que pode fazer com que você compre itens dos quais não tem necessidade no momento. Somado a outras dívidas, o gasto pode pesar no bolso.

• COMPARAÇÃO - Compare os preços cobrados pelos serviços e produtos nas empresas que participam da Black Friday e em outras lojas. Assim é menor o risco de cair na armadilha de promoções que não são tão vantajosas como o anunciado.

• ESCOLHA - Prefira empresas recomendadas por amigos ou familiares. No caso das lojas virtuais, opte por sites de empresas que também possuem estabelecimento físico e tenham Sistema de Atendimento ao Consumidor (SAC).

• VÍRUS - Se a compra for feita pela internet, instale programa de antivírus e o firewall, sistema que impede a transmissão e/ou recepção de acessos nocivos ou não autorizados, e mantenha-os atualizados no computador.

• LOCAL - Nunca realize transações online em lan houses, cibercafés ou computadores públicos. Eles podem não estar protegidos.

• SEGURANÇA - Nas compras feitas em lojas virtuais, leia a política de privacidade da loja para saber quais compromissos ela assume quanto ao armazenamento e manipulação de senhas e dados.

• INFORMAÇÕES - Procure no site a identificação da loja, como razão social, CNPJ, endereço, telefone e outras formas de contato além do e-mail. Redobre os cuidados quando o site exibir como forma de contato apenas um telefone celular.