quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Agências do ABC discutem sobre uma possível criação de uma associação durante do Trends Day.



O que falta no mercado do ABC? É a essa pergunta que o presidente da Associação de Marketing Promocional (Ampro), Kito Mansano, tentou responder na tarde desta quinta-feira (31), em sua palestra na 1ª Edição do Trends Day, realizada no salão principal da Acisbec em São Bernardo do Campo.

 Mansano alertou para alguns problemas que fazem parte do dia a dia das agências. O primeiro deles é a falta de interação e comunicação entre concorrentes.  “Isso é comum entre as empresas de São Paulo e as do ABC, mas é preciso que as agências se falem mais para não se tornarem refém dos clientes”, afirmou.

Outro problema apontado pelo presidente da Ampro são as concorrências predatórias, na qual mais de 15 agências brigam por uma conta e, às vezes, o cliente já sabe a empresa que irá contratar, mas usa as ideias fornecidas pelos outros profissionais.

Para acabar com esse impasse apresentou um novo conceito adotado pela associação, o ‘4 or Pay’, que tem como objetivo reduzir para quatro o número de agências em uma concorrência e caso o cliente queira convocar um número maior terá que pagar R$ 5 mil para cada concorrente.

Outra possibilidade destacada por Mansano é a criação de uma associação regionalizada. “Com uma associação é possível buscar soluções para os problemas comuns entre as agências, além de estreitar os laços entre elas”, concluiu. 

O debate

A discussão da terceira palestra do dia foi mediada pelo professor da Universidade Metodista, Kleber Nogueira Carrilho, e contou com a participação dos representantes da ATTA Publicidade, Rodrigo Messias, do Jornal Bom Dia, Arnaldo Stein, da Agência YEP, André Luis Corrêa, e da MarketMidia Propaganda, Evandro Gallão.

Assim que o debate começou, Rodrigo Messias comentou que em sete anos de trabalho na ATTA, esta foi a primeira vez que se encontrou com o colega da YEP! e concordou que realmente a falta de comunicação é um dos problemas mais latentes na região.

Mas além dos pontos destacados na palestra de Kito Mansano, os representantes das agências do ABC também destacaram outros problemas que enfrentam diariamente, como a dificuldade de relacionamento com os veículos e com os clientes.


 
“As empresas do ABC não estão acostumadas com as agências e com isso não sabem qual o papel da empresa publicitária. Por isso é importante fazermos contato com novos veículos, tentando fechar parcerias para consolidar o trabalho publicitário na região”, disse o representante da YEP!, André Luis.

A criação de uma associação na região para lutar pelos problemas comuns às agências do ABC é unanimidade. “Uma associação na região do ABC poderia corrigir alguns distúrbios que a área apresenta”, concluiu o representante da MarketMidia, Evandro Gallão.