quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Por que tanta foto verde no facebook e twitter?



O "protesto verde" é em solidariedade aos artistas de efeitos visuais que estão perdendo seus respectivos empregos e sonhos por trabalharem em uma indústria que é mega desvalorizada e agora está sendo super desrespeitada. Na noite do Oscar isso ficou bem claro durante a apresentação do prêmio de melhores efeitos visuais.



 Antes mesmo de apresentar o ganhador, um artista consciente tentou dizer um pouco do que estava acontecendo, mas acabou sendo interrompido bruscamente por piadas e vinhetas. Logo em seguida foi anunciado quem ganhou, o filme Life of Pi (“As Aventuras de Pi”) que teve sua parte digital feita pelo estúdio Rhythm& Hues – também trabalhou nos efeitos do filme  Avatar.  Durante o discurso de um de um dos diretores vitoriosos que estava recebendo a estatueta, ele foi bruscamente cortado pelo som da música de suspense do filme Jaws (“Tubarão”) ficando cada vez mais alta até que ele se calasse depois de tocar no assunto das dificuldades enfrentadas pela empresa. Você pode assistir esses 3 minutos tensos aqui.

Um pequeno resumo do que está acontecendo:

O diretor Ang Lee (“Aventuras de Pi”) apresentou a ideia do filme à Rhytm & Hues  e pediu um valor baixo para a sua produção com sua lábia de “um ótimo portfólio e o privilégio de ter trabalhado nesse filme”. A empresa aceitou o trabalho, mesmo já possuindo um ótimo portfólio. Após 4 anos de produção com noites mal dormidas, mais de 400 profissionais trabalhando sem contar finais de semana e feriados, o estúdio declarou falência em dezembro/2012.

Para quem ainda não viu, este filme é basicamente efeitos visuais. Pois criaram o TIGRE, a BALEIA, o MAR, os PEIXES, etc… Estamos falando de uma indústria que arrecada bilhões de dólares por filme, pagando trocentos atores, diretores, executivos, que ganhou O OSCAR e não foi capaz de pagar quem fez isso tudo acontecer.




Com isso foi criado o VFX Solidarity International (Solidariedade Internacional Efeitos Especiais) e o “protesto verde” é representante do ChromaKey, já que o famoso “fundo verde” é uma técnica de efeito visual em que substitui o que está em verde para qualquer outra imagem de objeto ou cena (ou o que for necessário). Cinema não é pura magia? É hora de aprender que essa magia vem de horas e anos de trabalho de pessoas que estudaram a vida toda para fazerem você acreditar que o Gollum existiu no filme do Hobbit. 













Via @garotasgeeks