Este foi o caso de um
fotógrafo da Suécia, que teve uma surpresa desagradável na semana passada. Uma
de suas fotos, compartilhada no Instagram, foi usada como estampa de uma
camiseta da Mango, sem sua autorização. A peça estava disponível tanto em lojas
físicas, como no catálogo online da grife.
Tuana
usou o próprio Instagram para entrar em contato com a empresa. Horas depois da
reclamação, a Mango se manifestou em sua conta na rede social. Segundo a
companhia, o design da camiseta foi produzido por um provedor externo, que
havia garantido que o material poderia ser comercializado. A empresa pediu
desculpas e se comprometeu a retirar todas as peças das lojas. Na tarde desta
terça-feira, o link para o artigo na loja virtual já estava fora do ar.
A
imagem foi postada pela primeira vez no álbum do artista
no Flickr, em agosto de 2011, e fazia parte do projeto “The Last
Princess”, publicado no mesmo ano. De acordo com o blog “Instagrammers”, a
foto, que estampa a capa do site de Tuana, seria uma das favoritas do
fotógrafo.
O
caso ocorre menos de um ano depois de a edição espanhola da revista “Vogue” ter
postado no Instagram imagem do fotógrafo espanhol Sion Fullana, sem sua
autorização. Na época, o caso também terminou com um pedido de desculpas via
rede social. Em dezembro, o Instagram causou polêmica ao alterar suas políticas
de privacidade. Na ocasião, as primeiras interpretações da nova política davam
a entender que o serviço poderia vender fotos de usuários.
Via @O Globo