quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Sua foto do instagram pode estampar uma camiseta de grife.



Este foi o caso de um fotógrafo da Suécia, que teve uma surpresa desagradável na semana passada. Uma de suas fotos, compartilhada no Instagram, foi usada como estampa de uma camiseta da Mango, sem sua autorização. A peça estava disponível tanto em lojas físicas, como no catálogo online da grife.



Tuana usou o próprio Instagram para entrar em contato com a empresa. Horas depois da reclamação, a Mango se manifestou em sua conta na rede social. Segundo a companhia, o design da camiseta foi produzido por um provedor externo, que havia garantido que o material poderia ser comercializado. A empresa pediu desculpas e se comprometeu a retirar todas as peças das lojas. Na tarde desta terça-feira, o link para o artigo na loja virtual já estava fora do ar.

A imagem foi postada pela primeira vez no álbum do artista no Flickr, em agosto de 2011, e fazia parte do projeto “The Last Princess”, publicado no mesmo ano. De acordo com o blog “Instagrammers”, a foto, que estampa a capa do site de Tuana, seria uma das favoritas do fotógrafo.

O caso ocorre menos de um ano depois de a edição espanhola da revista “Vogue” ter postado no Instagram imagem do fotógrafo espanhol Sion Fullana, sem sua autorização. Na época, o caso também terminou com um pedido de desculpas via rede social. Em dezembro, o Instagram causou polêmica ao alterar suas políticas de privacidade. Na ocasião, as primeiras interpretações da nova política davam a entender que o serviço poderia vender fotos de usuários.

Via @O Globo