Os anúncios do Google Adwords são uma das formas mais rápidas e
efetivas de gerar visitas no seu site e fazer com que ele atinja seu objetivo:
vender mais, trazer mais leads ou até mesmo fazer seu conteúdo chegar até mais
pessoas. Veja três
boas vantagens de investir neste canal:
Conquistar resultados em curto prazo
A primeira grande
vantagem de investir no AdWords é o retorno em curto prazo. Como toda a ideia
dos Links Patrocinados é poder mostrar o seu site na primeira página do
resultado de busca no Google, suas visitas e Leads gerados podem aumentar muito
da noite para o dia.
Além disso, o Google é
uma forma muito efetiva de comprar mídia online, pois o anúncio encontra as
pessoas no exato momento em que procuram por aquilo, trazendo visitantes
qualificados e em um estágio mais avançado do funil de vendas.
Muitas vezes esse
investimento para ter resultados de curto prazo é essencial por dar fôlego para
realizar da maneira certa e sem atropelamento outras atividades de longo prazo
como blog, mídias sociais e SEO.
Descobrir palavras-chave importantes para o negócio
Utilizando o Google
AdWords também é possível testar a taxa de conversão das palavras-chave
relevantes para o seu negócio e identificar quais trazem o maior número de
Leads ou vendas. No decorrer do processo é comum descobrir que nem sempre as
palavras com maior volume de buscas são as que trazem mais oportunidades de
negócio.
Essa análise permite identificar
por quais palavras-chave vale a pena brigar em SEO e assim garantir que os
esforços em produzir e otimizar conteúdo para estar bem posicionado no Google
possam ir para palavras que realmente convertem.
Otimizar o fluxo de conversão
Para ter resultados que
façam a diferença - ou seja, atrair novas oportunidades de negócio – em geral
funciona muito melhor direcionar os links nos anúncios para Landing Pages
(páginas de conversão) específicas, aumentando a chance com que os visitantes
impactados pela ação sejam convertidos em Leads. Isso é mais difícil de acontecer
se, ao clicar no anúncio, o usuário for direcionado a uma página qualquer do
site da empresa, como por exemplo a Home.
Se você tem uma verba
para experimentação e uma boa ferramenta para construção de Landing Pages e
testes A/B, é viável criar volume para avaliar o impacto de cada variação, seja
na oferta, nos títulos, nos benefícios e até nos formatos da página.
O próprio fluxo de
conversão pode ser melhorado. Avalie se para uma determinada palavra-chave
funciona melhor levar o usuário para a página do produto, para uma Landing Page
de um conteúdo rico ou para um bom post sobre o assunto. Em geral, só temos
como confirmar isso através de testes e o investimento em Links Patrocinados
ajuda a acelerar essa experimentação.
Para finalizar, é
importante dizer que sabendo escolher bem as palavras-chave pelas quais brigar
(evitando termos muito concorridos e que não convertem) investir no Google
AdWords é mais barato do que se imagina. Basta definir um valor máximo de Custo
por Lead (CPL) que planeja pagar e avaliar a campanha após alguns dias,
cortando as palavras que estão com CPL elevado e aumentando o orçamento das que
estão convertendo a um bom CPL.
Por Eric Santos - Resultados Digitais