O website é um dos
principais e mais importantes espaços que uma empresa possui na internet. O
site é como o cartão de visitas do mundo virtual, só que mais abrangente.
Afinal, é nele que você tem a primeira chance de mostrar para o potencial
cliente porque você é bom e faz o que faz e porque ele deve escolher o seu
negócio a um concorrente. Em sua maioria, uma empresa que não possui um
site hoje, perde credibilidade para os consumidores. Por isso, além de ter um
website, é importante construi-lo com uma linguagem voltada para o seu
público-alvo, com fácil navegação e com um layout que atraia quem entra no
site. Confira as dicas para obter sucesso:
1) Tenha a sua
própria URL
Www.nomedasuaempresa.com.br.
Ter um domínio significa ter um endereço próprio, um local na rede onde aquele
site diz respeito ao seu negócio. Para isso, você precisa escolher um domínio e
registrar no site Registro.br,
que é o órgão que regulamenta os endereços da internet no Brasil. Opte por
escolher um domínio fácil de escrever, curto, simples e que retenha o nome da
empresa/marca que pretende frisar na cabeça dos clientes. Se o nome da sua
empresa for difícil, você pode registrá-lo no domínio e pedir que as variantes
de grafia redirecionem o consumidor para o endereço certo.
2) Hospede seu site
em um servidor
Para que qualquer pessoa
possa ver o seu site, você precisa hospedá-lo em um servidor. Existem várias
empresas que fazem esse trabalho de armazenamento do seu domínio em troca de um
pagamento de mensalidade. É como se o servidor fosse um prédio em que cada
apartamento hospeda o site de uma empresa. Para isso, é necessário pagar um
aluguel pelo espaço (taxa de hospedagem) ao proprietário (host). O custo de
hospedagem no Brasil custa, em média, R$ 30 mensais.
3) É hora de
produzir conteúdo
Pronto. Agora é hora de
começar a produzir as informações que serão lidas pelos seus potenciais
clientes. É na home que o consumidor deve obter as principais informações e ter
acesso a outras abas para ficar sabendo mais. Por isso, não deixe de colocar um
caminho para os seguintes dados: quem é a empresa; o que a organização faz;
onde e como os clientes podem encontrá-lo (contato e endereço).
4) Medindo os
resultados
Para saber se seu site
está sendo bem aceito, se ele tem uma navegação fácil, se as pessoas estão
consumindo o conteúdo e se estão se interessando pelo seu negócio, você
precisará medir o retorno do seu domínio. Isso ajuda a melhorar sua estratégia
e seu “cartão de visitas” na internet. Existem serviços disponíveis para
contabilizar quantas pessoas entraram no seu website, quais páginas elas
visitaram e como encontraram seu domínio em determinado período. Geralmente, os
serviços que fazem isso chamam essa análise de Web Analytics e fornecem
informações especialmente para empresas.