quarta-feira, 26 de junho de 2013

Passo a Passo para obter sucesso com um Website



O website é um dos principais e mais importantes espaços que uma empresa possui na internet. O site é como o cartão de visitas do mundo virtual, só que mais abrangente. Afinal, é nele que você tem a primeira chance de mostrar para o potencial cliente porque você é bom e faz o que faz e porque ele deve escolher o seu negócio a um  concorrente. Em sua maioria, uma empresa que não possui um site hoje, perde credibilidade para os consumidores. Por isso, além de ter um website, é importante construi-lo com uma linguagem voltada para o seu público-alvo, com fácil navegação e com um layout que atraia quem entra no site. Confira as dicas para obter sucesso: 
 


 1)      Tenha a sua própria URL
Www.nomedasuaempresa.com.br. Ter um domínio significa ter um endereço próprio, um local na rede onde aquele site diz respeito ao seu negócio. Para isso, você precisa escolher um domínio e registrar no site Registro.br, que é o órgão que regulamenta os endereços da internet no Brasil. Opte por escolher um domínio fácil de escrever, curto, simples e que retenha o nome da empresa/marca que pretende frisar na cabeça dos clientes. Se o nome da sua empresa for difícil, você pode registrá-lo no domínio e pedir que as variantes de grafia redirecionem o consumidor para o endereço certo. 


2)      Hospede seu site em um servidor
Para que qualquer pessoa possa ver o seu site, você precisa hospedá-lo em um servidor. Existem várias empresas que fazem esse trabalho de armazenamento do seu domínio em troca de um pagamento de mensalidade. É como se o servidor fosse um prédio em que cada apartamento hospeda o site de uma empresa. Para isso, é necessário pagar um aluguel pelo espaço (taxa de hospedagem) ao proprietário (host). O custo de hospedagem no Brasil custa, em média, R$ 30 mensais.


3)      É hora de produzir conteúdo
Pronto. Agora é hora de começar a produzir as informações que serão lidas pelos seus potenciais clientes. É na home que o consumidor deve obter as principais informações e ter acesso a outras abas para ficar sabendo mais. Por isso, não deixe de colocar um caminho para os seguintes dados: quem é a empresa; o que a organização faz; onde e como os clientes podem encontrá-lo (contato e endereço).


4)      Medindo os resultados
Para saber se seu site está sendo bem aceito, se ele tem uma navegação fácil, se as pessoas estão consumindo o conteúdo e se estão se interessando pelo seu negócio, você precisará medir o retorno do seu domínio. Isso ajuda a melhorar sua estratégia e seu “cartão de visitas” na internet. Existem serviços disponíveis para contabilizar quantas pessoas entraram no seu website, quais páginas elas visitaram e como encontraram seu domínio em determinado período. Geralmente, os serviços que fazem isso chamam essa análise de Web Analytics e fornecem informações especialmente para empresas.