segunda-feira, 29 de julho de 2013

Dicas para criar um nome e logotipo de sucesso para a sua empresa



Muitas pessoas acham que criar um nome para uma empresa, produto ou serviço é simples, e na verdade é uma das tarefas mais desafiadoras para os profissionais que atuam em empresas especializadas ou agências de comunicação.


A de­fi­ni­ção de um nome exige co­nhe­ci­men­tos e es­tu­dos em di­ver­sas áreas como: de­sign, mar­ke­ting, branding, lin­guís­tica, se­mi­o­lo­gia e le­gis­la­ção de marca. A pa­la­vra na­ming, que em in­glês sig­ni­fica no­me­a­ção, é a área do bran­ding (ges­tão de mar­cas) res­pon­sá­vel por uma das ta­re­fas mais im­por­tan­tes do mar­ke­ting.

Segundo o diretor de arte e sócio da agência YEP, André Luis Corrêa, toda empresa tem uma história e isso deve ficar muito claro em sua comunicação, mesmo que seja uma nova empresa, os sócios tem um histórico de vida e carreira.

O nome é o coração de uma marca e o principal item da identidade visual, por isso é muito im­por­tante que ele bus­que tra­du­zir a es­sên­cia da marca, seus va­lo­res e posicionamento. Ao estruturar uma empresa, do nome ao logotipo, André recomenda sempre pesquisar a concorrência, fugir das imitações e planejar a identidade de uma forma consistente.

Como agência, nós sabemos que muitas vezes o orçamento das PMEs brasileiras são curtos. Por isso, recomendamos investir o quanto for possível e dentro do bolso, mas sempre contratar uma boa agência, designer ou escritório especializados no assunto, para não se arrepender no futuro e tornar o investimento maior.
Além do nome, o design do logo deve ser atraente para o seu público-alvo e todas as suas partes devem estar em sintonia. Veja abaixo algumas dicas que o diretor de arte sugere para acertar de primeira o nome e logotipo:

1) Simples e objetivo - Escolha um nome simples e que tenha relação com o conceito que a sua empresa deseja transmitir; O nome precisa criar uma imagem mental do seu negócio;

2)  Seja Diferente  –  Chame atenção como nenhum dos seus concorrentes chama;

3)  Gosto pessoal – Pense no mercado, pesquise e tenha "bom senso". Mas leve em consideração o seu gosto pessoal também. Afinal de contas, você vai lidar com isso durante um bom tempo e o nome precisa te agradar.

Outra sugestão é fazer uma pesquisa com as pessoas mais próximas antes de concretizar a escolha. (Familiares, amigos e principalmente clientes/parceiros, que atuam no mesmo mercado)

4)  Carisma  e simpatia -  A emoção que sua marca transmite deve ser considerada, pois essa é uma forma do seu nome “ficar na cabeça” das pessoas. É importante ser carismático e engajar seus clientes;

5)  Atenção com as cores - Cada cor representa uma série de emoções e sentimentos que precisam ser levados em conta (nós percebemos essas aplicações mesmo que inconscientemente).

6)  Pense Grande –Nomes regionais ou muito específicos de um determinado local diminuem o potencial de compreensão para outras regiões, assim como utilizar o sobrenome das pessoas, que não é errado, mas se for utilizado precisa ser muito bem estudado.Todos esses aspectos devem deve ser levados em conta, já que sua empresa pode crescer  e se expandir no futuro;

Boa sorte e muito sucesso para sua nova empresa!

Saiba mais sobre o serviço de naming e criação de logotipos no nosso site.