Muitas pessoas acham que criar um
nome para uma empresa, produto ou serviço é simples, e na verdade é uma das
tarefas mais desafiadoras para os profissionais que atuam em empresas
especializadas ou agências de comunicação.
A definição de um nome exige conhecimentos
e estudos em diversas áreas como: design, marketing, branding, linguística,
semiologia e legislação de marca. A palavra naming, que em inglês
significa nomeação, é a área do branding (gestão de marcas) responsável
por uma das tarefas mais importantes do marketing.
Segundo o diretor de arte e sócio da
agência YEP, André Luis Corrêa, toda empresa tem uma história e isso deve
ficar muito claro em sua comunicação, mesmo que seja uma nova empresa, os
sócios tem um histórico de vida e carreira.
O nome é o coração de uma marca e o
principal item da identidade visual, por isso é muito importante que ele busque
traduzir a essência da marca, seus valores e posicionamento. Ao
estruturar uma empresa, do nome ao logotipo, André recomenda sempre pesquisar a
concorrência, fugir das imitações e planejar a identidade de uma forma
consistente.
Como agência, nós sabemos que muitas vezes o orçamento das PMEs brasileiras são curtos. Por isso, recomendamos investir o quanto for possível e dentro do bolso, mas sempre contratar uma boa agência, designer ou escritório especializados no assunto, para não se arrepender no futuro e tornar o investimento maior.
Como agência, nós sabemos que muitas vezes o orçamento das PMEs brasileiras são curtos. Por isso, recomendamos investir o quanto for possível e dentro do bolso, mas sempre contratar uma boa agência, designer ou escritório especializados no assunto, para não se arrepender no futuro e tornar o investimento maior.
Além do nome, o design do logo deve
ser atraente para o seu público-alvo e todas as suas partes devem estar em
sintonia. Veja abaixo algumas dicas que o diretor de arte sugere para acertar
de primeira o nome e logotipo:
1) Simples e objetivo - Escolha um nome simples e que tenha relação com o conceito que a sua empresa deseja transmitir; O nome precisa criar uma imagem mental do seu negócio;
1) Simples e objetivo - Escolha um nome simples e que tenha relação com o conceito que a sua empresa deseja transmitir; O nome precisa criar uma imagem mental do seu negócio;
2) Seja Diferente – Chame atenção como nenhum dos
seus concorrentes chama;
3) Gosto
pessoal – Pense no mercado, pesquise e
tenha "bom senso". Mas leve em consideração o seu gosto pessoal
também. Afinal de contas, você vai lidar com isso durante um bom tempo e o
nome precisa te agradar.
Outra sugestão é fazer uma pesquisa
com as pessoas mais próximas antes de concretizar a escolha. (Familiares,
amigos e principalmente clientes/parceiros, que atuam no mesmo mercado)
4) Carisma e
simpatia - A emoção que sua marca
transmite deve ser considerada, pois essa é uma forma do seu nome “ficar na
cabeça” das pessoas. É importante ser carismático e engajar seus clientes;
5) Atenção com as
cores - Cada
cor representa uma série de emoções e sentimentos que precisam ser levados em
conta (nós percebemos essas aplicações mesmo que inconscientemente).
6) Pense
Grande –Nomes regionais ou muito
específicos de um determinado local diminuem o potencial de compreensão para
outras regiões, assim como utilizar o sobrenome das pessoas, que não é errado,
mas se for utilizado precisa ser muito bem estudado.Todos esses aspectos devem
deve ser levados em conta, já que sua empresa pode crescer e se
expandir no futuro;
Boa sorte e muito sucesso para sua
nova empresa!
Saiba mais sobre o serviço de
naming e criação de
logotipos no nosso site.