segunda-feira, 28 de outubro de 2013

4 Passos para vender online






 Não pule etapas, comece pelo item 1.

Geralmente, procedimentos como registro da empresa, abertura de CNPJ e auxílio de um contador acontece simultaneamente ao planejamento da loja. Para formalizar o negócio, o Sebrae é uma fonte boa e confiável de informação.
Em termos mercadológicos, no entanto, dependendo do produto a ser comercializado, como perecíveis, farmacêuticos e etc, existem ainda algumas regulações específicas que precisam ser consideradas. O importante em qualquer novo negócio é, em primeiro lugar, desenvolver um Business Plan e, neste caso, entender as questões legais do negócio, além de investimento inicial, a plataforma, a usabilidade, o mercado, os concorrentes e o público-alvo.

Planejar é fundamental para obter resultados.

O planejamento de uma loja virtual é segmentado em etapas.

1)      Mercado: levantamento do mercado de atuação e do mercado online. Aqui é importante considerar a fase em que esse segmento está e se ela corresponde ao investimento que o cliente pode fazer. Entrar em um mercado bem desenvolvido é tão perigoso quanto entrar em um mercado sem desenvolvimento algum, por isso é preciso realizar uma boa avaliação do momento econômico que o setor passa.
2)      Concorrência: analisam-se os concorrentes, principalmente os pares online. Dentre os tópicos levantados, leva-se em conta formas de pagamento e entrega, benefícios oferecidos no mercado, estratégia de mídias sociais, layout e navegação, investimentos, palavras mais buscadas, entre outros.  “Com isso conseguimos visualizar as principais ameaças e, principalmente, as oportunidades do mercado”, ensinam as especialistas.
3)      Posicionamento de mercado: fala-se de estratégia de marca. É feito um levantamento do público-alvo e melhores práticas no mercado. As definições vão influenciar em questões técnicas como usabilidade, forma de pagamento e entrega.
4)      Estrutura e fluxo de trabalho: quais funcionários serão necessários e quais as responsabilidades do empreendedor no que diz respeito a atendimento e logística de entregas.
5)      Tecnologia da loja virtual: com base em toda a pesquisa e análise, define-se a melhor navegação, plataforma e ferramentas. A arquitetura da informação é levantada e wireframes e mapas de navegação são criados para melhor visualização pelo cliente. O design da página é criada dentro da arquitetura selecionada, já considerando a identidade visual da loja e as “leis de boa forma e linguagem visual”.


Estude possíveis melhorias.

A qualidade do processo de compra será a base para definir o sucesso de uma loja virtual. Todos os fatores levantados no planejamento acabam influenciando na estrutura dessa etapa, visando sempre responder as possíveis dúvidas e expectativas do cliente.
Em termos de plataforma, existem vários formatos disponíveis no mercado hoje e que podem ser criados. Não existe um modelo “melhor” ou “pior”, pois a escolha depende do porte do projeto, sua estrutura, perspectiva em longo prazo e os recursos investidos. Por isso, é importante conversar com um profissional ou pesquisar bastante antes de defini-la, já que, em muitos casos, é possível adequar as possibilidades às limitações do PME.

Atendemos bem para atender sempre.

O atendimento da loja, SAC, entrega de produtos e pós-atendimento é de responsabilidade do cliente, ou seja, do empreendedor que está criando o negócio virtual. Na etapa de planejamento, já se define as melhores soluções para a empresa. No entanto, não adianta planejar ações que não poderão ser cumpridas. É importante que o PME tenha em mente como sua estrutura fará para dar conta desse atendimento antes de “abrir” a loja. “É importante atentar-se ao fato de que o atendimento e a entrega, são os pontos mais críticos de um e-commerce”, relembra as especialistas.

Fonte: Pensando Grande