Para uma empresa conquistar clientes, parceiros e ser reconhecida
no mercado, dentre outras ações, é essencial trabalhar sua comunicação. A
forma como você ‘fala’ para seus consumidores faz toda a diferença em como eles
perceberão sua marca.
Chamamos isso de imagem projetada (forma como você se coloca
para o mercado e clientes) e imagem percebida (forma como os
consumidores realmente veem a sua marca). A reputação da empresa vai depender
da forma como os seus clientes enxergam a organização. No entanto, existem
algumas ações e posicionamentos de marketing que podem induzir os
consumidores a olhar para os pontos positivos que você deseja destacar através
de um planejamento estratégico.
Dentro do que chamamos de comunicação integrada, uma das formas de
fazer isso é trabalhar o seu público interno. A palavra ‘mágica’ é Endomarketing –
que de mágico mesmo não tem nada. Endomarketing é uma prática corporativa que
adapta estratégias e elementos do marketing tradicional para o público interno
de uma empresa. Por lidar com o quadro de funcionários, as ações estipuladas
afetam, direta ou indiretamente, os recursos humanos e a relação entre os
colaboradores.
Essas ações de marketing institucional dirigidas ao público interno
visam estimular o ambiente dentro da organização, motivando as pessoas,
aprofundando o compromisso com a empresa e fortalecendo os laços internos. O
objetivo final é conquistar bons resultados mercadológicos, econômicos,
administrativos e humanos.
Conheça alguns exemplos de ações de endomarketing que você pode
adotar em sua empresa:
- Comunicação
Interna: É possível criar canais de comunicação, em uma via de mão dupla
(na qual a empresa fala e também escuta o colaborador). Alguns veículos comuns
são os boletins informativos, mural, jornal interno e intranet.
-Pesquisas de
satisfação ou de clima: Costuma ser
realizada semestral ou anualmente e permite que os sócios avaliem o clima
organizacional da empresa, pontuando falhas na comunicação ou potenciais
problemas com seus funcionários.
- Eventos e iniciativas
de integração: Happy hours e festas pontuais, como as de final de ano, são
alguns dos casos mais comuns. No entanto, a empresa pode ir além e criar grupos
que tenham a intenção de desenvolver algo ausente ou complementar aos objetivos
corporativos. Exemplos: grupo de estudos, para promover o aprendizado coletivo
e o trabalho colaborativo; grupos de corrida ou de exercício coletivo, para
estimular o sentimento de ultrapassar obstáculos; grupos de auxílio a entidades
carentes ou de reciclagem, para incentivar a colaboração e o pensamento
sustentável e social. Esses são apenas alguns dos exemplos mais comuns que
podem e devem ser personalizados de acordo com a organização, seus valores e
perfil dos funcionários.
- Palestras/eventos
motivacionais: Em momentos pontuais, como fusões,
ampliação da empresa e até mesmo início de ano, as palestras motivacionais
funcionam como um “plus” na hora de motivar seus funcionários a crescer ou
focar em um projeto.
- Benefícios extras:
Além de vale alimentação, transporte e assistência médica e odontológica,
existem outros benefícios que podem ser oferecidos aos colaboradores,
especialmente em startups e nas pequenas e médias empresas. Dependendo do
perfil da sua organização, home office, vale-academia ou convênio com alguma
próxima ao local de trabalho, horário flexível e espaço para pets ou crianças
pequenas são algumas opções interessantes para serem adotadas. Isso estimula a
qualidade de vida e permite uma flexibilidade na vida pessoal que fará toda a
diferença na forma como seus funcionários o enxergam.
Vale lembrar que nada disso funcionará se o intuito de motivar os
colaboradores não for real. Logicamente, a ideia é trazer mais qualidade para a
rotina para que ele trabalhe e produza melhor. No entanto, as pessoas sabem
quando estão sendo manipuladas e quando recebem uma oportunidade idônea.
Em resumo, ao comunicar corretamente os valores da sua empresa, motivar seus funcionários e estabelecer ações que estimulem o sentimento de pertencimento à organização, você estará fomentando fãs naturais da sua marca. E os funcionários são alguns dos melhores porta-vozes que uma empresa pode ter. Fica a dica.
Fonte: Pensando Grande