segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Fidelizando clientes com uma Newsletter



Segundo pesquisas, o custo de conquistar um novo cliente equivale a seis ou sete vezes o valor de manter um já existente. Por isso, manter um canal de comunicação aberto pode sim reduzir os custos da sua empresa ao estreitar o relacionamento com o cliente.

 
O boletim informativo é um canal onde a empresa disponibiliza informações relevantes para o público-alvo. Além de promoções (que seria o conteúdo de uma mala direta), o boletim precisa ter outras informações para “fisgar” a atenção do consumidor. Se a sua empresa é uma loja de roupas, que tal algumas dicas de modas? Se sua empresa vende serviços de manutenção de refrigeradores, que tal notícias sobre consumo de energia? Todo o conteúdo depende dos temas que envolvem seus produtos e serviços.

Aqui vão algumas dicas para a sua empresa utilizar um boletim informativo da forma correta para otimizar os seus resultados:

1)      Crie conteúdo relevante: não adianta falar sobre um assunto que não interessa o seu cliente. O público-alvo deve ser bem definido e o conteúdo precisa agregar, ser informativo e relevante.

2)      Use estratégias para driblar a caixa de spam: coloque mais texto do que HTML e imagens; evite formatos complexos de layout; não esqueça de colocar cabeçalho, título e preencher todas as seções do e-mail; sempre dê a opção de remover aquele e-mail do banco de contatos.

3)      Formule uma boa frase no “assunto”: é esse título que irá chamar a atenção do remetente para abrir ou não o e-mail. Ele precisa caber dentro da caixa de e-mail (não pode ficar cortado) e também deixar claro que é um informativo da sua empresa.

4)      NUNCA USE LETRAS MAIÚSCULAS: é agressivo visualmente e é a técnica utilizada globalmente quando se quer dizer algo como se estivesse gritando.

5)      Explore novos formatos de comunicação: ser formal, muitas vezes, é coisa do passado. Todos sabemos muitos dos boletins que chegam à nossa caixa de entrada vão direto para a lixeira. Utilize de uma linguagem atraente para fazer com que o consumidor queira abrir o e-mail. O humor pode ser uma boa solução, mas é necessário considerar o seu segmento de atuação antes de sair ousando. Por isso, saiba bem quem é o seu cliente e pelo que ele se interessa. Dessa forma, será mais fácil empregar a linguagem mais adequada.

6)      Planeje a frequência: ser relevante também está ligado à frequência com que você fala. Pesquise seus consumidores, descubra com qual a frequência que eles leem sobre os assuntos de trabalho e se planeje para fazer parte da rotina dos seus clientes, como alguém provedor de informação, conhecimento e, até mesmo, um curador de dados do setor (por que não?).

Veja como estruturar o seu boletim:

- Seja direto e mantenha as informações claras e sem aquelas palavras pequenas de contratos.
- Dê dicas ou artigos de instrução sobre os benefícios de um dos seus produtos ou serviços
- Crie um editorial, ou um artigo sobre algum tópico relevante
- Ofereça promoções especiais
- Publique notícias sobre novos clientes ou histórias de sucesso
- Essa é uma boa hora para fazer um perfil de funcionários e reforçar o reconhecimento público sobre um deles
- Entrevista com especialistas. Pode ser sobre um tema relevante ou sobre o uso dos seus produtos ou serviços.