Segundo pesquisas, o custo de conquistar um novo cliente equivale a
seis ou sete vezes o valor de manter um já existente. Por isso, manter um canal
de comunicação aberto pode sim reduzir os custos da sua empresa ao estreitar o
relacionamento com o cliente.
O boletim informativo é um canal onde a empresa disponibiliza
informações relevantes para o público-alvo. Além de promoções (que seria o
conteúdo de uma mala direta), o boletim precisa ter outras informações para
“fisgar” a atenção do consumidor. Se a sua empresa é uma loja de roupas, que
tal algumas dicas de modas? Se sua empresa vende serviços de manutenção de
refrigeradores, que tal notícias sobre consumo de energia? Todo o conteúdo
depende dos temas que envolvem seus produtos e serviços.
Aqui vão algumas dicas para a sua empresa utilizar um boletim
informativo da forma correta para otimizar os seus resultados:
1) Crie conteúdo relevante: não
adianta falar sobre um assunto que não interessa o seu cliente. O público-alvo
deve ser bem definido e o conteúdo precisa agregar, ser informativo e
relevante.
2) Use estratégias para
driblar a caixa de spam: coloque mais texto do que HTML e imagens; evite
formatos complexos de layout; não esqueça de colocar cabeçalho, título e
preencher todas as seções do e-mail; sempre dê a opção de remover aquele e-mail
do banco de contatos.
3) Formule uma boa frase no
“assunto”: é esse título que irá chamar a atenção do remetente para abrir ou
não o e-mail. Ele precisa caber dentro da caixa de e-mail (não pode ficar
cortado) e também deixar claro que é um informativo da sua empresa.
4) NUNCA USE LETRAS MAIÚSCULAS:
é agressivo visualmente e é a técnica utilizada globalmente quando se quer
dizer algo como se estivesse gritando.
5) Explore novos formatos de
comunicação: ser formal, muitas vezes, é coisa do passado. Todos sabemos muitos
dos boletins que chegam à nossa caixa de entrada vão direto para a lixeira.
Utilize de uma linguagem atraente para fazer com que o consumidor queira abrir
o e-mail. O humor pode ser uma boa solução, mas é necessário considerar o seu
segmento de atuação antes de sair ousando. Por isso, saiba bem quem é o seu
cliente e pelo que ele se interessa. Dessa forma, será mais fácil empregar a
linguagem mais adequada.
6) Planeje a frequência: ser
relevante também está ligado à frequência com que você fala. Pesquise seus
consumidores, descubra com qual a frequência que eles leem sobre os assuntos de
trabalho e se planeje para fazer parte da rotina dos seus clientes, como alguém
provedor de informação, conhecimento e, até mesmo, um curador de dados do setor
(por que não?).
Veja como estruturar o seu boletim:
- Seja direto e mantenha as informações claras e sem aquelas
palavras pequenas de contratos.
- Dê dicas ou artigos de instrução sobre os benefícios de um dos
seus produtos ou serviços
- Crie um editorial, ou um artigo sobre algum tópico relevante
- Ofereça promoções especiais
- Publique notícias sobre novos clientes ou histórias de sucesso
- Essa é uma boa hora para fazer um perfil de funcionários e
reforçar o reconhecimento público sobre um deles
- Entrevista com especialistas. Pode ser sobre um tema relevante ou
sobre o uso dos seus produtos ou serviços.